Turma 2018

ADEMILSON LEANDRO GATO – Um olhar para o rio Cambuí : sensibilizando os estudantes da educação básica com uma educação ambiental dialógica e problematizadora.

Orientador: Luiz Fernando de C. Lautert

ALCEU DO ROSÁRIO JÚNIOR

Orientador: Christiano Nogueira

ALESSANDRA HARTVIG CASSILHA – As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente.

Orientador: Emerson Joucoski

ANGELO HARTMANN PIRES – As geotecnologias no ensino das ciências ambientais : análise de utilização e potencialidades.

Orientadora: Helena Midori Kashiwagi da Rocha

CARLISE ROSANA VOSS MARTINS – Educação ambiental na educação infantil.

Orientador: Maurício Cesar V. Fagundes

CYBELE APARECIDA SANTOS DE OLIVEIRA – Da Fontinha da Gamboa à implantação da água encanada em Paranaguá : de 1656 a 1914

Orientador: Ernesto Jacob Keim

CÁSSIA REGINA GRACIOTTO MELCHIORETTO – Relações ser humano e natureza, corporeidade e Educação Ambiental : concepções e práticas pedagógicas de professores(as) de Educação Física.

Orientador: Christiano Nogueira

DAIANA MARIA HOLZ DE SOUZA – Coisas frágeis : sensibilidade e práticas de arte educação ambiental no adolescer.

Orientadora: Ana Elisa de Castro Freitas

DELMA CAVALHEIRO DE AVILA ANDRADE – As questões ambientais e a cultura popular : compreensões dos estudantes da educação de jovens e adultos de Araucária.

Orientador: Maurício Cesar V. Fagundes

EDNEI LISBÔA – A utilização de parques urbanos como ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais na educação de jovens e adultos.

Orientadora: Helena Midori Kashiwagi da Rocha

ELAINE TRINDADE DE OLIVEIRA RIBEIRO – Os sentidos do silêncio do termo educação ambiental na base nacional comum curricular.

Orientadora: Ana Josefina Ferrari

ELISA DANIELE DE ANDRADE – Educação do campo e agroecologia : uma convergência entre educação e meio ambiente.

Orientador: Maurício Cesar V. Fagundes

GILVANES COSTA DOMINGUES – A educação de jovens e adultos em tempos de crise ambiental : dilemas, práticas, reflexões.

Orientador: Ana Elisa de Castro Freitas

JOYCE NIAGLA PAULINO – Areia também dá fruto: a agrodiversidade dos quintais de Pontal do Paraná

Orientador: Manoel Flores Lesama

JOZIANE APARECIDA RATES DE CASTRO – O sabor do saber : a possibilidade de transformação das experiências vividas na/pela educação da alimentação.

Orientador: Manoel Flores Lesama

JULIANA NIESBORSKI – Relações de trabalho e saúde do professor da educação básica : o caso da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, em Matinhos – PR

Orientadora: Helena Midori Kashiwagi da Rocha

MARA ZILDA MACHADO DO ROZÁRIO – Emancipação a favor da vida no contexto de mundos diferenciados.

Orientador: Ernesto Jacob Keim

MARIA FERNANDA LOPES DE FREITAS – A transformação do trabalho do professor : coanálise das atividades docentes durante a pandemia COVID-19 através da clínica da atividade.

Linha do tempo: COVID-19 x Educação no Paraná/Brasil

MARIANA TOLENTINO DOS SANTOS – Corpo e docência : conexões disjuntivas para um oficinar corporal desejante.

Orientador: Ana Elisa de Castro Freitas

NAHYR CARNEIRO DA SILVA – O encontro entre a escola e a aldeia : um percurso intercultural colaborativo entre duas educadoras sob o olhar das concepções do ser indígena e da sua relação com o meio ambiente.

Orientador: Ana Elisa de Castro Freitas

Saberes Indígenas: Ancestralidade, Tradição e Educação com a Natureza.

NELI STEFFEN BOSSI – Educação em saúde ambiental para escolares : uma experiência com a destinação de resíduos sólidos em uma associação de agentes ambientais.

Orientador: Roberto Eduado Bueno.

SILVIA REGINA DE SOUZA – Comunicação e humanização como dinâmica de emancipação humana a favor da vida.